Sejam Bem Vindos!

Este Blog foi criado para compartilhar com vocês, novos conceitos, novas práticas pedagógicas envolvendo as tecnologias.



Os recursos digitais tornaram-se grandes aliados no processo de ensino aprendizado, proporcionando aos nossos alunos uma nova forma de aprender, mais atraente, motivadora e dinâmica.







Inclusão significa oportunidade!































sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Atividade 2.4 - Comentários sobre Hipertexto

Comentários sobre a definição de Márcia Maria do Nascimento
“... O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.”
“... A impressão que dá  é como se tivéssemos um dicionário incluso no próprio  texto. Isto proporciona aprofundamento de idéias e informações ampliando conhecimentos.”

O Hipertexto oferece várias propostas de leitura, onde o mesmo assunto pode ser abordado de formas e níveis diferentes, dependendo do caminho percorridos pelos usuários.
Através dos hiperlinks, é possível identificar a definição e história de vários trechos ou palavras descritas no texto, ampliando os nossos conhecimentos.

Comentário sobre a definição de Fillipi Cavalieri de Resende
“... o hipertexto proporciona ao aluno uma forma mais rica de aprendizado. Fazendo assim com que o aluno decida até que ponto ele deseja alcançar o conhecimento.”
No Hipertexto, o aluno pode escolher entre as partes do texto que deseja abordar aprofundar o seu conhecimento. Esta ferramenta permite maior autonomia nas pesquisas e consequentemente trabalhos mais ricos e individuais, onde cada aluno poderá transcrever os trechos e assuntos que mais lhe chamaram a atenção.

Comentário sobre a definição de Edna Maria de Oliveira

“... Recentemente tem sido empregado o termo hiperdocumento que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento.”
Hiperdocumentos são softwares interativos que usam áudio, vídeo, foto, animação e texto. Trabalham a partir de associações de conceitos. Os documentos são elaborados em trechos formando-se uma grande rede de informações em torno de um determinado conceito, tendo como base uma estrutura de composição não seqüencial, que permite ao aluno criar seus próprios caminhos de navegação e pesquisa, bem como os níveis de aprofundamento no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário